JellyPages.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Átomo - Desde a Origem


Em 1940 a All-American Comics #19 trazia a primeira aparição de Átomo, um herói criado por Ben Flinton e Bill O'Conner. 

Átomo da Era de Ouro

Primeiramente, vamos falar sobre o Átomo original, sua origem conta a história de Albert 'Al' Pratt, um estudante de física com 1,60 de altura e muito franzino que sofria com as piadas de seus colegas de faculdade. Albert não tinha super poderes e recebe dos outros garotos o apelido de Átomo por conta de seu tamanho. 

Surge em sua vida um ex-campeão de boxe, que percebendo o sofrimento de Albert entre os outros garotos, se oferece para transformá-lo em um atleta em troca de moradia e um trabalho. Sob os cuidados e ensinamentos do pugilista Joe Morgan, o jovem Albert ganha massa muscular a agilidade dignas de um bom lutador. Posteriormente, ao ser exposto à radiação, ele ganha superforça, invulnerabilidade e um golpe chamado de "Soco Atômico".


Átomo da Era de Prata

O sucessor de Albert 'Al' Pratt é o físico e professor universitário, Ray Palmer, que teve sua primeira aparição em 1961 na revista Showcase #34 tendo como principal desenhista o artista Gil Kane. Conhecido pela alcunha de Eléktron, após tropeçar em uma estrela anã que caiu na Terra, o professor resolve colher o material da pequena estrela branca para confeccionar um cinto que lhe permite encolher a um tamanho subatômico, também pode aumentar a densidade do seu corpo para ficar extremamente pesado, essa habilidade junto ao encolhimento lhe traz uma grande vantagem, já que estando pequeno e pesado é capaz de tombar oponentes. Sempre controlando seus poderes através do seu cinto e, posteriormente, através de sensores nas palmas de suas luvas e, finalmente, ganhou esses poderes dentro de seu corpo, assim, não precisando mais utilizar o super cinto.

Após uma crise de identidade, Ray decide se encolher à um tamanho microscópico até desaparecer para sempre. Encontrá-lo acabou tornando-se um tema importante nos quadrinhos, já que alguns fãs ainda traziam a esperança de ver novamente Ray Palmer atuando como o herói.


Átomo - Paul Hoben

Não podemos chamá-lo propriamente de Átomo, já que Paul Hoben era apenas um "amigo" de Ray Palmer. Amigo entre aspas, já que Ray descobre que há um caso amoroso entre sua esposa e Paul, causando assim o divórcio. 

Mais tarde, Ray Palmer perdoa o casal e até mesmo concede a sua benção ao amigo. Nessa altura, ele já não precisa do seu cinto para utilizar suas habilidade como Átomo, e oferece o seu cinto a Paul Roben. Este aceita, mas nunca foi visto usando o cinto nos quadrinhos.

Alguns fãs acreditariam que o cinto foi roubado por Adam Cray, o Átomo sucessor.

Átomo - Adam Cray

Em agosto de 1990 na revista Suicide Squad #44, conhecemos o Átomo criado por John Ostrander. 

No início, acredita-se que Adam Cray é o próprio Ray Palmer disfarçado (acreditado pelos fãs de quadrinhos e pelos próprios heróis na história). Posteriormente, descobre-se que Cray foi recrutado pelo próprio Palmer para tomar o seu lugar, enquanto Palmer havia se reduzido ao tamanho microscópico para se infiltrar em um grupo de vilões que haviam se encolhido para descobrir informações secretas do governo, denominados como Micro Squad.

Enquanto Palmer fingia ser um membro da Micro Squad, Cray é o novo Átomo, trabalhando também por um curto período junto ao Esquadrão Suícida. No entanto, por não ser tão sagaz e se deixar levar pelo coração, Cray acaba morrendo assassinado, algo que Palmer não pensou que aconteceria. Com remorso pela morte do rapaz, Palmer se revela e se vinga, derrotando o assassino de Adam Cray.


Átomo - Ryan Choi

Um professor substituto que só está completando um lugar restante no corpo docente de uma universidade, esse é Ryan Choi, o Átomo que não foi bem aceito pelos fãs, já que não segue a linha de ordem da história da Era de Prata. Sendo assim, sua existência é breve e Ryan Choi é assassinado pelo Exterminador e seus Titãs.

(A morte de Ryan Choi)

Atômica

Chegamos ao ano de 2013 com a criação de Ivy Town: Rhonda Pineda, uma estudante latina que está cursando a universidade, é recrutada para trabalhar espionando a Liga da Justiça. Em uma dessas noites de espionagem, estando em cima do telhado do laboratório de Ray Palmer, Rhonda acaba caindo nos experimentos do professor, adquirindo seus poderes. 

Rhonda acaba entrando para a Liga da Justiça por se arrepender das espionagens, mas termina morta quando se encontra em tamanho pequeno e é pisoteada por Lex Luthor.


Átomo One Million

Essa é uma história paralela que nos apresenta um cientista do futuro dotado de grande inteligência e vivendo em um mundo paralelo com heróis paralelos como o Superman Prime e a Justiça Legião Alpha.

Ao contrário dos seus antecessores, esse Átomo não tem o poder de se encolher, mas de se expandir a tamanhos absurdos.


E por fim, também tivemos a participação do Átomo na série Arrow, interpretado pelo ator Brandon Routh, que em 2006 atuou como o criticado Superman nos cinemas em Superman - O Retorno.

(Brandon Routh em Superman - O Retorno e na série Arrow)

MINHA SUPER HUMILDE OPINIÃO

Que Ray Palmer é o Átomo perfeito, isso é indiscutível. Mas gosto bastante do Átomo de Albert 'Al' Pratt, essa questão dos quadrinhos antigos me agrada bastante, mesmo que Albert não tenha sido um Átomo cheio de poderes bem elaborados, era o suficiente para a época e sua história de estudante massacrado me comove.

Todo o resto não passa de um aglomerado de tentativas fajutas.

Até mais, Kryptonianos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário